Notícias e novidades

Voltar Institucional

Cantata 2024 da Florescer Ação Social celebra cultura e sustentabilidade em Nova Olímpia-MT

10/12/2024

notícia

A Florescer promoveu, no dia 10 de dezembro de 2024, a Cantata 2024 – Brasilidades, evento realizado na sede da instituição em Nova Olímpia (MT). A apresentação cultural reuniu atendidos e comunidade local em uma celebração voltada ao encerramento das atividades do ano e à valorização da diversidade cultural brasileira.

 

Entre as atrações, o público assistiu a um desfile sustentável com peças confeccionadas a partir de materiais recicláveis e roupas reaproveitadas de antigos uniformes. As peças são produzidas durantes as aulas do subprojeto "Linhas de Inspiração". O evento ainda contou com apresentações de dança, que representaram a cultura de diferentes regiões do país. O coral formado pelos atendidos emocionou os presentes com canções que exaltaram a pluralidade brasileira.

 

*O evento contou ainda com a participação especial do grupo de dança Matati Pitukwa, da Aldeia Umutina, localizada no Território Indígena Umutina na região de Barra do Bugres-MT, que apresentou coreografias tradicionais, conectando o público às raízes dos povos originários.* Outras performances representaram manifestações culturais do Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, incluindo quadrilha estilizada "Os de Fora" de Tangara da Serra-MT, funk, capoeira e declamação do poema Galopa Minuano, de Inoema Jhankie.

 

Durante a Cantata, também foram expostos produtos artesanais confeccionados nos subprojetos de Crochê, Costura Criativa e Linhas de Inspiração – Reaproveitamento de Uniformes, além de pinturas produzidas por participantes da Oficina de Desenho Artístico e também peças produzidas em resina pelas atendidas da oficina ResinArte.

 

“Acredito que, além da contribuição social e do desenvolvimento dos atendidos, o evento trouxe para Nova Olímpia e região um pouco do que é a cultura brasileira. Me emocionei especialmente quando o siriri e o cururu subiram ao palco para representar o Mato Grosso”, Giulian da Silva Jesus, espectadora do evento.

 

Com o tema Brasilidades, a Cantata reforçou o compromisso da Florescer com a promoção da arte, da sustentabilidade e da valorização das raízes culturais, encerrando o ano com uma mensagem de pertencimento e coletividade.